quarta-feira, 23 de setembro de 2015

10° dia - Millingen a Amsterdã

O hotel de Millingen foi um presente para a equipe, que estava muito desgastada após 96 km, a maior parte sob chuva forte. Lá, a equipe aproveitou a lavanderia para suavizar a falta de roupa limpa e seca, castigada pela chuvarada do caminho. Todos descansaram bastante e, ao amanhecer, seguiram rumo à balsa que nos levaria ao encontro destas maravilhosas ciclovias holandesas. 
Agora, só falta chegar a Amsterdã, nosso objetivo traçado e planejado há meses com muita expectativa.
O último dia do pedal 2015 ganhou de presente um sol radiante que há um certo tempo não víamos e que nos acompanharia até a capital holandesa. As ciclovias cruzam fazendas leiteiras de variadas raças de vacas, a principal delas, a holandesa.
Os quilômetros eram vencidos pela expectativa de chegar à cidade escolhida pelo PPM para 2015. Em determinado ponto, avistamos um moinho holandês, junto a um café onde fizemos uma parada para um delicioso "espresso" com torta de maçã. Agora, tudo já é mais saboroso e nem é preciso escolher muito a comida, tamanha a ansiedade da turma. O importante é chegar logo e anunciar mais uma edição do PPM cumprida. 
Já nos aproximamos de Amsterdã. É possível percebê-la pelo aumento do número de ciclistas e pequenas motos na via. A atenção deve ser redobrada para não andar em contramão ou em fila dupla na ciclovia. E esta cidade quase indescritível, finalmente, nos abraça. Ela tem uma atmosfera de metrópole que mistura, cuidadosamente, o antigo com o novo, o frenético com o bucólico. Aí está Amsterdã. Esta é a metrópole que escolheu a bicicleta como veículo principal. Suas ciclovias são invejáveis, com sinalização perfeita e respeito de seus usuários. É um trânsito nervoso de bicicletas. Ao atravessar uma rua, o turista deve ficar atento, pois, na mesma via, podem passar carro, ônibus, trem, bicicleta e tudo funciona muito bem. A equipe logo se emociona a caminho do ponto final, próximo ao Museu Van Gogh, onde fica uma imensa inscrição I'MSTERDAM. Ali chegamos e nos abraçamos como um time, um grupo harmônico que se junta a cada ano com a intenção de renovar nossa relação de amizade, praticar esporte, cuidar da saúde, traçar metas. Todos venceram. Todos se superaram para ter o mesmo ritmo de pedalada, treinando antes da viagem e, esse sacrifício, hoje, tem sua recompensa. Chegar ao final de 1060 quilômetros sem problemas, sem lesões, sem contratempos, só com sorrisos e orgulho de ter pedalado às margens do rio Reno, nosso companheiro de viagem na maior parte deste percurso, o Euro Velo 15. Vencemos a edição deste ano já pensando em 2016. Onde será? Com certeza, em um país que nos acolherá com respeito, como sempre.
Valeu, PPM! 

Números do pedal 2015:

Um comentário:

  1. Oii!!! Que legal!! Amei o trajeto que fizeram!
    Vi que pegaram trem também e que fizeram 1060 km ao todo, sendo que o total da euro velo 15 são 1233 km. Vocês cortaram algum trajeto de propósito?
    Tem muito morro?
    Pretendo ir ano que vem, deve ser uma viagem inesquecível!!
    Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir